Pois é, quem nunca sentiu inveja de nada, que atire a primeira pedra, e não adianta vir com essa história de telhado de vidro, etc... Todo mundo já sentiu inveja de alguma coisa, mas de alguma forma se policiou para que a mesma não tomasse proporções perigosas.
Movidos pelo egocentrismo, soberba ou simplesmente “falta do que fazer”, as pessoas invejam umas às outras.
Antigamente, as pessoas tinham que externar mais o seu sentimento invejoso, para que em um nicho social qualquer, pudessem ser notadas, porém, com o advento da internet e total absorção das redes sociais, ficou MUITO mais fácil identificar os invejosos, e principalmente, os pseudo-não-invejosos, que vivem a julgar os outros, como se eles próprios não vivessem em uma eterna luta pela inveja alheia!
- Status na rede social: Estou tão feliz!!!!! #Ta bom Claudia, senta lá...
A origem latina da palavra inveja - "invidere" - significa "não ver".
Na minha opinião, pela própria origem, a inveja se faz o que é... Uma pessoa consumida pela inveja, realmente não vê a si própria apenas ao que a rodeia - Deseja o que não tem, o que é dos outros, o que nunca terá... Deseja qualidades que não possui, deseja uma vida que não é sua, e por muitas das vezes, deseja que todos sejam iguais ou piores que ela.
Vejamos um exemplo extremamente comum:
A Revista Britânica “That's Life“, fez uma reportagem sobre o casal Angelina Jolie e Brad Pitt. Em uma de suas estrofes, os jornalistas deixaram bem claro o fato do casal ser provavelmente o mais invejado do mundo.
Analisemos alguns fatos: você pode ser bonita, mas dificilmente é mais bonita que a Angelina, você pode ser rico, mas dificilmente tem mais grana que o Brad Pitt, você pode até ser famoso, mas muito dificilmente é mais famoso que os dois, você pode até ser bem sucedido, mas provavelmente não tanto quanto os dois, você pode achar que vive um casamento feliz, mas provavelmente deve imaginar que um casal como esse deva ser muito mais feliz do que você é.
Informações como essas são um “prato cheio” para invejosos de plantão. O problema real é que a inveja não se restringe ao “fantástico mundo dos artistas milionários”, e até você, ou eu, com uma vidinha medíocre, somos vítimas de invejosos, e por vezes invejamos também alguma pessoa ou algum fato.
Um exemplo pessoal...
Sempre que eu fico sabendo que um prêmio da Mega Sena saiu, é ÓBVIO que eu morro de inveja desse cagão FDP, sim, eu xingo o coitado, porque ele nunca mais terá que trabalhar na vida, terá milhões de reais na sua conta da noite para o dia, terá facilidades que provavelmente eu nunca terei, e não me venham com falsos moralismos, lições de moral “cuzinho-frouxísticas” pra cima de mim... Todo mundo fica com inveja de uma pessoa que da noite pro dia se torna milionária sem esforço nenhum!
#Prosseguindo... Pela minha formação, pude estudar o Marketing mais a fundo, e entender que nesse mundo capitalista, a inveja caminha junta ao consumo, na verdade, ambos agem como irmãos, um amor fraternal no qual o “STATUS”, o “querer ser”, o “pertencer a algum lugar, tribo ou grupo”, faz com que as pessoas adquiram esse sentimento. É como uma mulher ver um sapato caríssimo em outra e desejar tê-lo, como não tem grana para comprar, acabar pensando o “mal“, desejando que o sapato alheio quebre, seja roubado ou até saia de moda - para assim sentir-se bem por não possuir o item invejado.
Eu posso até estar enganado, mas pelo que já vivenciei mundo afora, as mulheres sempre me parecem ser mais invejosas que os homens. #Já trabalhei rodeado por mulheres, e hoje em dia trabalho em uma empresa que tem muito mais homens, e sinto uma diferença DRÁSTICA no ambiente - principalmente em relação à inveja!
Existem vários tipos de inveja, e acho que as mulheres assimilam mais tipos que os homens, por isso serem mais invejosas (não estou dizendo que não existam homens tão invejosos quanto as mulheres, até porque isso independe do sexo, mas de forma geral, as mulheres estão sempre falando uma das outras de forma pejorativa e invejosa *mais que os homens*).
Vejamos por exemplo os relacionamentos conjugais... Eu conheço váááárias amigas minhas que vivem correndo atrás de namorado, mas muitas das vezes não é nem para satisfazerem alguma lacuna à procura de felicidade, e sim pelo simples fato de suas amigas já estarem namorando e elas ficarem invejando os relacionamentos alheios, e infelizmente ficarem torcendo contra, ao passo de ficarem felizes ao saberem que “fulana” terminou o namoro com o cara mais “cool” da Faculdade, ou que “siclana” brigou com seu esposo bonitão e empresário.
“O número dos que nos invejam confirma as nossas capacidades”.
Essa frase pode explicar o que escrevi lá no início do post, pois realmente as pessoas tendem a se esforçarem mais quando começam a ser invejadas, de fato é um caminho sem volta, uma vez que começam a ficar notáveis, e quem aparece é sempre lembrado e consequentemente invejado, daí se decaírem de alguma forma, serão alvo de piadinhas e a antiga inveja se transformará em satisfação alheia, pois uma das características mais significativas dos invejosos é se satisfazer com o tropeço dos outros *Se eu não posso chegar onde ele está, melhor que se dê mal para não me sentir tão frustrado”.
#Se você não poderá sair no fim de semana e de repente chove horrores, na mesma hora você fica mais feliz, mais tranqüilo por ter ficado em casa, uma vez que ficaria de qualquer jeito# - Isso elucida mais o pensamento anterior, apresentando o egoísmo como protagonista nessa situação.
A inveja possui milhares de formas, de exemplos, como eu não costumo estender muito meus textos para não ficar algo cansativo de se ler, vou terminando meu Post por aqui, deixando um bisú bem legal, que de certa forma todos sentimos algum tipo de inveja em algumas situações, mas temos sempre de nos policiar para não deixar que isso se transforme em uma doença, em um mal que nos prejudique. Torcer pela infelicidade, tropeço alheio é uma das coisas mais deprimentes que existem, um sujeito só está fracassado realmente quando começa a torcer que outras pessoas se dêem mal para que assim se sinta feliz. (Só tiro desse exemplo o Vascquinho da Gama, esse eu quero que realmente se dê mal para SEMPRE) #uHAUHauhHAUHuhauhA
É isso gente, desculpem a demora, espero postar agora a cada 15 dias...
Beijundas e abracetas para todos!!! \o/
14 comentários:
Adorei o post amigo Criativo, parece escrito para mim. Sempre fui vítima de inveja e sempre me indaguei por quê. Provavelmente porque apesar de não ter nada, sou feliz acima de tudo... Bjs, sábias palavras
Ahhh Vkw Déo! Obrigado pelos elogios! Bjxxx
amigoooooo!!!!!! Adoro sua forma "avessa, esquerda e singular" de pesnsar... hahaha deve ser por q algumas vezes pense parecido... a forma direta q lida com as situações quebra muitos paradigmas...
INVEJA - sai pra la... eu n ousaria realmente comentar isso em uma rede social... soa como "me invejem por favor"...hahahah .... mesmo sendo um sentimeto humanamente acessivel a qualquer um, pois somos seres vulneraveis e limitados, tirando alguns santos q existiram... podemos usa-lo para o nosso favor! Se invejamos o emprego de alguem... podemos correr atras, e n encarar como uma inveja, mas como um desejo pessoal. Se invejamos alguem q anda com a roupa bem passada por exemplo, na verdade e uma forma de nossos desejos se manifestarem.... tomando consciencia de q a inveja x desejo= metas... comecemos a passar nossas roupas uai!!! reciclar e avaliar sentimentos nos tornam pessoas melhores!!! amei amore!!! bjkss
Adorei Paty! Mas me diz... Não setiria inveja pelo novo Milionario da Mega Sena??? rsrsrs
Claro q simmm...uma inveja branca... tipo... po... poderia ser eu.... segundo a minha equação inveja x desejo = metas... tenho q começar a jogar ne...kkkkkk
kkkkk
isso mesmo! EXATAMENTE!!! hehehehe
Agora me diz... e se todas as pessoas invejassem umas as outras? Imagina se eu invejasse sua habilidade escrita e vc a minha matemática?? Aff :/
Nossa amizade nunca daria certo.
Como sempre me fazendo pensar por um ângulo diferente. rs
Bjus e se continue assim.
Até 15 dias.
Lu
HAHAHAHA Até 15 dias... "Curti" isso! rs
Ahaha mto bom hein cara.
Me deu até inveja uahauhaha
abração man.
Leonardo Dancar.
KKKKK Vlw Léo!
Mt bom o texto. A inveja é o sentimento ruim com relação aos outros, pois desejar algo que não se tem (um sapato, uma viagem, dinheiro, um namoro etc) deveria ser algo motivador. Vou correr atras e conseguir, e não um sentimeto negativo de incapacidade e inércia.
Pois é...
MTOOOOOOOOO BOM CARLOS. ALIÁS EXCELENTE. SEUS POST ESTÃO MARAVILHOSOS. PARABÉNS
MTOOOOOOOOO BOM CARLOS. ALIÁS EXCELENTE. SEUS POST ESTÃO MARAVILHOSOS. PARABÉNS
Postar um comentário