Com o passar dos anos a televisão aberta no Brasil foi abolindo aos poucos os programas infantis alegando “falta de audiência”, hoje podemos contar nos dedos (de uma mão) os que ainda são destinados a esse público.
De fato há de se pensar que a “Geração Z” possui centenas de recursos que diminuíram
a importância e atratividade da TV como a internet e suas milhares de
possibilidades. Jogos eletrônicos e até os poderosos Smartfones também passaram
a ter cada vez mais aceitação entre o público infantil aumentando a lista dos
possíveis causadores da aversão infantil à TV.
É fato que os programas para crianças, que já geraram muito
lucro, hoje rendem menos, muito menos!
Além do citado acima, ainda podemos elucidar a concorrência
com a TV paga, e o fato de que a TV aberta não pode fazer propaganda para
crianças como fazia há alguns anos.
Em programas infantis, havia anúncios que diziam
"Compre!"; "Peça para a Mamãe!" etc. A propaganda agora não
pode mais ser tão direta. Com isso, as TVs abertas estão perdendo o interesse
em programas infantis --e só quem pode pagar a assinatura da televisão tem
muitas opções.
GLOBO X GLOOB
A Globo diz que a redução de desenhos na TV aberta acontece
em diversos países. "Fazemos uma programação voltada para a família, para
todos os públicos, de todas as idades, culturas e classes sociais", diz
por meio de sua central de comunicação.
A emissora lançou o Gloob, só para crianças, na TV paga, e o
canal está faturando com publicidade, merchandising e parcerias de cunho financeiro e institucional. (Mas nem todo mundo pode ter TV paga, a esmagadora maioria da população não tem).
Já o SBT afirma que ainda mantém desenhos na programação
justamente porque a Globo passou a ignorá-los. "O SBT se tornou a emissora
com mais desenhos porque nossa concorrente [Globo] deixou esse tipo de conteúdo
de lado", afirmou o diretor de planejamento, Murilo Fraga, por meio da
assessoria da emissora à Folha de SP.
Na minha opinião isso é realmente TRÁGICO, não só pelas
crianças em si, mas pelo que isso representa e representará no futuro.
>>PENSEMOS<<
Atualmente as crianças adquiriram certo repúdio à televisão,
de fato elas não se sentem representadas e não se interessam pela programação,
daqui uns 10, 15 anos, teremos uma geração que não cresceu assistindo TV, que
*caga e anda* pra tudo que é produzido televisivamente. Obvio que de um ponto
de vista, poderemos ter jovens menos manipulados pela telinha, mas em termos de
Marketing, a Televisão está dando um tiro no próprio pé, não fidelizando um
público que em suma não tem ainda opinião formada, está começando a descobrir o
mundo, e pode com certeza vir a consumir televisão ativamente, dividindo assim
o espaço com a internet, jogos eletrônicos etc.
A televisão não vai acabar por causa da WEB, assim como o
rádio não baniu o jornal impresso e a TV não deu fim ao rádio, mas deveria ser
preocupante para os profissionais televisivos pensar que as novas gerações tendem
a consumir cada vez menos TV. Eu realmente não sei onde isso vai chegar, mas é
um caminho ardiloso que pode vir a ter um trágico final.
Espero que as coisas mudem, acho que foi um total exagero do
CONAR vetar a comunicação direta com as crianças, uma vez que elas não possuem
diretamente o poder de compra. Uma medida para atenuar a comunicação já poderia trazer
resultados satisfatórios, mas como sempre acontece, eles tomam medidas
drásticas que resultaram de forma avessa ao que se propõem.
Espero que tenham gostado do texto, e podem opinar nos
comentários com vossas opiniões afim de enriquecer o texto e compartilharmos
ideias!
E VIVA A CRIANÇADA!!! Seja na TV aberta ou não! rs
2 comentários:
no meu ver, o maior problema de todos é que cada vez que as crianças se distanciam da Tv, mais ela se aproxima da WEB, e todos nós sabemos que o que pode ser encontrado na WEB é um mundo de possibilidades. Talvez a aceleração do fim da infância seja mais acentuada daqui a alguns anos. E olha que já acentuada o bastante.Ao menos com a programação da tv, os pais tinham algum tipo de controle mais acessível referente ao que os filhos estavam assistindo.
Em contrapartida, como vc mesmo mencionou, poderemos ter uma geração menos manipulada pelo meio de comunicação mais manipulador que já existiu, a TV.
Tudo por causa do CONAR que vetou a forma de comunicação expressa nas propagandas desse tipo de programação. Enfim...
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