sábado, 12 de outubro de 2013

A TV brasileira sem programação infantil

Com o passar dos anos a televisão aberta no Brasil foi abolindo aos poucos os programas infantis alegando “falta de audiência”, hoje podemos contar nos dedos (de uma mão) os que ainda são destinados a esse público.
De fato há de se pensar que a “Geração  Z” possui centenas de recursos que diminuíram a importância e atratividade da TV como a internet e suas milhares de possibilidades. Jogos eletrônicos e até os poderosos Smartfones também passaram a ter cada vez mais aceitação entre o público infantil aumentando a lista dos possíveis causadores da aversão infantil à TV.
É fato que os programas para crianças, que já geraram muito lucro, hoje rendem menos, muito menos!
Além do citado acima, ainda podemos elucidar a concorrência com a TV paga, e o fato de que a TV aberta não pode fazer propaganda para crianças como fazia há alguns anos.
Em programas infantis, havia anúncios que diziam "Compre!"; "Peça para a Mamãe!" etc. A propaganda agora não pode mais ser tão direta. Com isso, as TVs abertas estão perdendo o interesse em programas infantis --e só quem pode pagar a assinatura da televisão tem muitas opções.

GLOBO X GLOOB
A Globo diz que a redução de desenhos na TV aberta acontece em diversos países. "Fazemos uma programação voltada para a família, para todos os públicos, de todas as idades, culturas e classes sociais", diz por meio de sua central de comunicação.
A emissora lançou o Gloob, só para crianças, na TV paga, e o canal está faturando com publicidade, merchandising e parcerias de cunho financeiro e institucional. (Mas nem todo mundo pode ter  TV paga, a esmagadora maioria da população não tem).
Já o SBT afirma que ainda mantém desenhos na programação justamente porque a Globo passou a ignorá-los. "O SBT se tornou a emissora com mais desenhos porque nossa concorrente [Globo] deixou esse tipo de conteúdo de lado", afirmou o diretor de planejamento, Murilo Fraga, por meio da assessoria da emissora à Folha de SP.

Na minha opinião isso é realmente TRÁGICO, não só pelas crianças em si, mas pelo que isso representa e representará no futuro.

>>PENSEMOS<<
Atualmente as crianças adquiriram certo repúdio à televisão, de fato elas não se sentem representadas e não se interessam pela programação, daqui uns 10, 15 anos, teremos uma geração que não cresceu assistindo TV, que *caga e anda* pra tudo que é produzido televisivamente. Obvio que de um ponto de vista, poderemos ter jovens menos manipulados pela telinha, mas em termos de Marketing, a Televisão está dando um tiro no próprio pé, não fidelizando um público que em suma não tem ainda opinião formada, está começando a descobrir o mundo, e pode com certeza vir a consumir televisão ativamente, dividindo assim o espaço com a internet, jogos eletrônicos etc.
A televisão não vai acabar por causa da WEB, assim como o rádio não baniu o jornal impresso e a TV não deu fim ao rádio, mas deveria ser preocupante para os profissionais televisivos pensar que as novas gerações tendem a consumir cada vez menos TV. Eu realmente não sei onde isso vai chegar, mas é um caminho ardiloso que pode vir a ter um trágico final.
Espero que as coisas mudem, acho que foi um total exagero do CONAR vetar a comunicação direta com as crianças, uma vez que elas não possuem diretamente o poder de compra. Uma medida para atenuar a comunicação já poderia trazer resultados satisfatórios, mas como sempre acontece, eles tomam medidas drásticas que resultaram de forma avessa ao que se propõem.
Espero que tenham gostado do texto, e podem opinar nos comentários com vossas opiniões afim de enriquecer o texto e compartilharmos ideias!


E VIVA A CRIANÇADA!!! Seja na TV aberta ou não! rs

2 comentários:

Anônimo disse...

no meu ver, o maior problema de todos é que cada vez que as crianças se distanciam da Tv, mais ela se aproxima da WEB, e todos nós sabemos que o que pode ser encontrado na WEB é um mundo de possibilidades. Talvez a aceleração do fim da infância seja mais acentuada daqui a alguns anos. E olha que já acentuada o bastante.Ao menos com a programação da tv, os pais tinham algum tipo de controle mais acessível referente ao que os filhos estavam assistindo.
Em contrapartida, como vc mesmo mencionou, poderemos ter uma geração menos manipulada pelo meio de comunicação mais manipulador que já existiu, a TV.

Carlos Rodrigo disse...

Tudo por causa do CONAR que vetou a forma de comunicação expressa nas propagandas desse tipo de programação. Enfim...